Abadia São Geraldo

Museu da Abadia – Há 60 anos na vida paulistana



Main Image

Dentre os vários eventos comemorativos dos 60 anos do Colégio Santo Américo, foi organizada a exposição “Colégio Santo Américo e os Monges Beneditinos – Há 60 anos na vida paulistana”. A mostra apresenta fotografias e objetos que documentam essa história. São peças do acervo do Museu da Abadia São Geraldo, de ex-alunos e funcionários e fotografias do Banco de Imagem e Som.

Essa viagem no tempo é proporcionada por cadernetas de classe, documentos de matrícula, convites de formatura, diplomas esportivos, flâmulas, projetos arquitetônicos, placas de homenagens, fotos de alunos, objetos de escotismo, dentre outros.

Além da exposição, o visitante pode conhecer o aposento onde o Papa João Paulo II, beatificado 01 de Maio de 2011, ficou hospedado durante sua viagem ao Brasil em 1980. Localizado no prédio do Mosteiro São Geraldo, o quarto permaneceu ambientado da mesma forma com que foi decorado para visita papal.

Para os 60 anos do Colégio Santo Américo, foi produzida uma revista que celebra a trajetória da escola.

A publicação “Colégio Santo Américo – 60 anos formando gerações”, relata a história dos monges beneditinos húngaros chegados ao Brasil em 1931, inicialmente para dar assistência espiritual à comunidade de imigrantes húngaros, até os dias atuais.

O acervo do Banco de Imagem e Som foi fundamental para elaboração da revista, coordenada e redigida pela Comissão 60 anos do Colégio.

A biblioteca da Abadia é frequentemente requisitada para visitas técnicas em função de seu caráter especializado.

Destacamos a visita dos alunos do curso de biblioteconomia do UNIFAI – Centro Universitário Assunção às Bibliotecas da Abadia e do Colégio Santo Américo no dia 28 de Maio. Durante 3 horas os alunos mantiveram contato com o processo de trabalho das bibliotecas e os espaços de pesquisa nos acervos.